quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AS CRIANÇAS E O KARATE

AS CRIANÇAS E O KARATÊ



         As crianças aprendem disciplina, cumprindo horários e respeitando os mais graduados. Entrar descalço, falar em voz baixa, prestar atenção no que o sensei está explicando, esforçar-se para executar as respectivas técnicas ensinadas fazem parte dos ensinamentos que irão adquirir no “Dojo”. 
            Respeitando os mais graduados, os alunos irão aprender a respeitar os mais velos, familiares ou não.
            Nas aulas, desenvolvemos nas crianças, a sua estrutura psicomotora de base: percepção e controle do corpo, vivências sensoriais, lateralidade, coordenação, interdependência dos membros em relação ao corpo e em relação a eles mesmos, noção espacial e temporal.
            Para podermos trabalhar com a criança, precisamos que ela mantenha-se atenta e para isso temos que usar materiais diferenciados e numerosos, pois a criança precisa estar manipulando alguma coisa.
            Com esse trabalho a criança começa a ter consciência dos aspectos inerentes ao seu corpo. portanto, podemos concluir que o Karatê, além de trazer os benefícios que um esporte oferece, também colabora com uma formação, em arte marcial para as crianças que o praticam.




            Kata

            O kata pode ser definido da seguinte forma: seqüência de movimentos previamente estabelecidos onde o praticante imagina que está lutando contra vários adversários.
            Espiritualmente falando, kata objetiva desenvolver no karateca a cortesia, coragem, confiança, polidez e humildade.
            O kata desenvolve no karateca criatividade, animação, coordenação rítmica, força e dignidade, porém se treinado diariamente, mesmo que por poucos minutos, com sinceridade e muita dedicação, pois seu efeito é cumulativo.






            Uma boa Execução do Kata

            Seqüência correta dos movimentos, respiração adequada, ter ritmo e tempo, observar o início e fim, concentrar-se no significado de cada movimento.
            Também podemos sistematizar treinos modificando o Enbuzen (linha de atuação do kata) original para um melhor rendimento do karateca.
            No karatê, devemos respeitar os movimentos dez, cem, mil vezes e até mais, pois além de aprimorá-los, iremos fortalecer o nosso espírito que deve ser forte e perseverante em tudo que fazemos pois, enquanto tivermos um objetivo iremos lutar com afinco para alcançá-lo.




SENSEI PEDRO MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário