quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O KARATE PARA CRIANÇAS

O KARATÊ PARA CRIANÇAS



            O Karatê por ser um esporte bem variado, tem sido procurado por pessoas de diversas idades, porém, com perspectivas diferentes.
            As crianças na maioria das vezes, entram no Karatê por vontade dos pais. Estes as colocam, conforme depoimentos nesses nados de trabalho por elas serem agitadas, por serem rebeldes e briguentas (disciplina das artes marciais); acham bonito querem fazer a criança praticar algo por ser ela muito parada; etc. Já, quando a criança pede para entrar, geralmente é porque ela é vidrada em desenhos ou filmes de luta ou porque o amigo pratica.
            Quando a criança inicia a prática desta arte, a preocupação consiste em prepara o seu organismo de forma saudável, para que tenha uma base mínima que a prepare à qualquer atividade que venha praticar.
            Os adolescentes, praticamente procuram o Karatê por causa da luta em si, a luta também trabalha a auto-estima, principalmente a competição, ajuda-os a lidar melhor com esta situação. Conforme Freud, quando crianças, os pais são os heróis e elas querem imitá-los; na adolescência, fazem tudo o que seja oposto a eles em busca de sua própria identidade. Então numa fase em que precisam se sentir seguros, fazer algo que os torne diferentes, que atraia atenção e esteja na moda.
            Os adultos, em sua maioria, procuram algo para extravasar as cargas do trabalho e do dia-a-dia, e entram no Karatê quando necessitam fazer alguma atividade que não seja monótona.
            Algumas pessoas procuram o Karatê como terapia para aprender a se controlar mais, saber encarar melhor a vida e muitos falam em chegar ao equilíbrio do corpo e da mente. Há quem procure o Karatê especificamente como defesa pessoal.

            Dentre os vários benefícios que o Karatê proporciona, abaixo:

- aumento das funções psicomotoras, o que implica no desencadeamento de diversos fatores importantíssimo na fase escolar;
- Desenvolvimento da coordenação motora, reflexos e agilidade;
- Ajuste das funções psicomotoras, o que implica no desencadeamento de diversos fatores importantíssimos na fase escolar;
- Desenvolvimento da concentração;
- Desenvolver a personalidade do praticante tornando-o mais paciente, humilde, sincero e responsável;
- Fazer com que o aluno aprenda a respeitar o próximo e a trabalhar em grupo;
- Melhorar a saúde através de exercícios progressivos;
- Corrigir as deformações conseqüentes de posturas incorretas;
- Aprender técnicas de defesa pessoal e desenvolver o autocontrole;
- Proporcionar o gosto pela prática de esportes.

            Assim sendo, o treinamento de Karatê para crianças tem como objetivo o aspecto social, o qual prepara a criança para o mundo, dando-lhe noções de cidadania, sociabilização, respeito aos outros; isso tudo de acordo com os princípios do karatê e os da sociedade.



SENSEI PEDRO MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário