terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HIERARQUIA DO DOJO

HIERARQUIA DO DOJO


kohai - é um título relativo, (Porquanto um kohai é um estudante que está por detrás nosso na fila). Que se aplica geralmente aos alunos com grau kyu utilizando-o em terceira pessoa, (exemplo: Os kohais de fita verde estão realizando katas), pois se consideraria descortés utilizá-lo para dirigir-se a alguém diretamente.

Sempai - Em sua versão relativa este título é aplicável ao grau mais alto de entre os graus kyu. Em sua versão absoluta se refere especificamente aos graus Shodan e Nidan, ainda que há que considerar que em sistemas onde os títulos não são automáticos se não outorgados, um sandan ou yondan poderia seguir ser denominado sempai em tanto não se lhe outorgasse especificamente o titulo de SENSEI.

Sensei - Literalmente significa professor e na maioria das organizações se utiliza automaticamente para os 3er e 4to Dan. Em mudança em algumas organizações é um titulo outorgado e não automático. No entanto não há que esquecer que "Sensei" é um termino general aplicável em Japonês a todo professor ou especialista (Um médico ou um engenheiro seria chamado também Sensei). Por tanto, um shodan ou um nidan podem ser chamados sensei por seus alunos se são o instrutor de um dojo, ainda que fora de seu dojo num treino geral, receberiam o trato de SEMPAI.

Shihan - Significa "Experiente ou Adiantado". Aplica-se aos 5° e 6° Dan, de maneira automática, ainda que em algumas organizações só se utiliza este titulo para nomear aos branch chiefs, portanto neste caso, um 5° ou 6° Dan se lhes denomina SHIHAN-DAI.

Hanshi - Significa "Amoo" e se refere aos 7° e 8° Dan, ainda que na maioria dos casos não é um titulo automático se não outorgado.

Kansho - Significa "Diretor". É o título que levou por exemplo o sensei Nakayama depois do falecimento do sensei Funakoshi.

Sosai- Significa "Presidente Fundador" e foi dado aos formadores das grandes associações de karate em Japão.
 
SENSEI PEDRO MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário